sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Nota do Centro Acadêmico da Matemática – CAMAT
Esclarecimento do evento realizado na ultima Sexta – Feira, dia 7 de setembro na Universidade Federal do Espírito Santo.
Conforme previsto no planejamento semestral do Centro Acadêmico construído e divulgado para todos os alunos do curso de Matemática no inicio do semestre por meio de suas mídias de comunicação, o CAMAT realizou nessa ultima sexta-feira, dia 7 de setembro, um evento de confraternização entre estudantes e a sociedade civil com o objetivo de levantar fundos para as diversas ações do Centro Acadêmico para com o seu corpo discente então representado como entidade.
O CAMAT solicitou com 15 (quinze) dias de antecedência à Administração Central da UFES espaço para a realização da festa, recebendo a confirmação da mesma com 13 dias de antecedência. O espaço solicitado inicialmente para o evento seria aquele localizado em frente ao Cine Metrópolis, mas após a organização perceber que o espaço pedido seria inadequado, solicitamos a troca do local de festa para um espaço aberto e interiorizado que é a Área Verde do Restaurante Universitário, definido pela UFES como tal, junto com o reforço da segurança para oferecer melhores condições para o evento.
Esse pedido de troca foi aceito pela Universidade conforme o protocolo 23068.749121/2012-16. O evento tinha além da segurança da UFES, seguranças do evento, garantido pelo CAMAT.
O evento contou com a presença de aproximadamente 1700 (mil e setecentos) jovens alunos da UFES e da cidade como um todo, tendo inicio às 01h30min da manhã do dia 8 de setembro por problemas técnicos de som, atrasando o inicio do evento, o que por conseqüência atrasou a finalização do mesmo.
Vale também lembrar que eventos exatamente como o ocorrido na semana passada, não são exclusividade deste Centro Acadêmico. Há anos a Universidade não apresenta alternativas de local e infra-estrutura adequada para que os CA’s e DA’s da Universidade promovam a Integração Universitária e da cidade, um dever social da UFES e de seu tripé acadêmico.
A ausência de infra-estrutura e a disponibilização de espaços inadequados para eventos, ainda que autorizados pela administração como foi o realizado pelo CAMAT, trazem consigo a possibilidade de problemas na realização dos mesmos.
Fatalidades como a ocorrida na última sexta-feira, que foi o estupro da jovem de 19 anos, onde o infrator foi preso em flagrante com uma arma descarregada, são possíveis neste cenário. Entretanto, é importante salientar que o fato tenha ocorrido dentro da Universidade, mas num espaço isolado do Campus e mal iluminado, totalmente descaracterizado do perímetro estipulado para a realização do evento.
Tanto é assim que as atividades realizadas no local estipulado se desenrolaram normalmente sem que nenhum incidente tenha ocorrido nem sido informado durante e após o final da festa.
No mesmo dia 8 de setembro foi publicado em diversos meios de comunicação o ocorrido de forma distorcida, de modo a apresentar os estudantes de maneira caluniosa como se a Administração Central da UFES não soubesse do evento e esse fato tenha sido decisivo para que o crime tenha ocorrido.
Um tremendo equívoco da mídia por falta de informação e de compromisso com a verdade. Fato desmentido logo após pela Superintendência de Comunicação da UFES.
Uma prática que vem se repetindo constantemente na tentativa de criminalizar os estudantes da Universidade que com o objetivo de garantir um ambiente saudável e que gere possibilidades de aprendizado para além do simples ensino universitário, promovem a integração e vivência acadêmica em atividades como esta.
Nossa sociedade é plural e de infinitos desejos e vontades. A realização de um evento festivo com aglomeração de pessoas, apenas funciona como um espelho social em que a sociedade mostra sua verdadeira realidade.
Não é a proibição de eventos organizados pela comunidade acadêmica que irá resolver o verdadeiro problema sobre as festas na UFES.
Não podemos deixar que mentiras como as veiculadas em diversos jornais sujem a imagem de um Centro Acadêmico com mais de 20 anos de história na defesa e apoio dos estudantes da UFES e da sociedade.
O CAMAT desde o começo de sua gestão e agora mais do que nunca reivindica uma nova resolução de festas que regulamente um espaço específico para eventos, segurança e infra-estrutura adequada para que as atividades da comunidade universitária não deixem de existir e possam ser realizadas de modo a oferecer qualidade, segurança e conforto para os que participam destes momentos, bem como para que absurdos como o estupro covarde de uma mulher não voltem a acontecer.
POR UMA NOVA RESOLUÇÃO DE FESTAS E SEGURANÇA HUMANIZADA !!!
Assinar:
Comentários (Atom)